Adicionando letra a Melodia no Guitar pro - TUTORIAL


Aprenda como criar um novo arquivo com Guitar pro.

 Estamos usando como exemplo o Guitar Pro 5.2, porém em outras versões mesmo que superiores, não é muito diferente disso.

Olá, aqui abordarei uma ferramenta muito bacana do Guitar pro principalmente para compositores, que é a ferramenta de "Letras", eu particularmente componho bastante com a ajuda do Guitar pro.

Com esta ferramenta você pode adicionar letras a suas melodias, e isso me ajudou bastante na hora de registrar minhas músicas, e também da um toque mais profissional a suas partituras, já vi muitas pessoas utilizando a ferramenta de texto do Guitar pro para fazer isso, então resolvi explicar aqui como se faz corretamente.

Vou colocar aqui como exemplo uma música nacional que fica mais fácil, pensei em colocar atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha, mais preferi um rock nacional popular.

Aqui esta o ex:

Agora vamos ao que interessa,

Abrindo a música

Eu havia colocado o exemplo para download, porém como os servidores de downloads, volta e meia saem do ar, acho melhor você aprender como se faz e praticar em suas músicas.

Deixando bem claro que não fui eu que fiz este arquivo, fiz apenas alterações na melodia, e estou utilizando ele de exemplo.

Abrindo o arquivo da música eu me deparei com 7 instrumentos:


Irei escolher colocar a letra na 6ª Pista: "Vocal", que é onde esta a melodia,
Agora basta clicar sobre o nome da música no rodapé da tela, ou apertar (F5).

O que deve aparecer é a Janela de Informações Gerais, pois bem, agora clique na Aba "Letras".

1. Na pista

Escolha em que pista você quer que sua letra seja aplicada, no nosso caso na Pista 6 (Vocal).

2. Linha

É possível inserir até cinco linhas de texto. Estas linhas são exibidas uma abaixo da outra na faixa selecionada.

3. Começar do compasso

Escolha a partir de que compasso você quer que sua letra comece a aparecer, se a partir do momento que tocar a primeira nota é só deixar padrão 1, se você que que ela comece de um lugar especifico é só escolher um compasso.

4. Letras

Aqui você coloca suas letras, o Guitar pro adiciona automaticamente cada silaba a uma batida diferente, O normal é que cada vogal (ou silaba) seja uma nota diferente, ex: a-ti-rei o pau no ga-to-to, note que você canta cada nota em cima de uma das silabas, não entendeu? não tem problema, vamos ter a parte prática.

No Guitar pro, você pode separar cada vogal/silabas de uma palavra usando"-" (traço), Separar cada palavra usando " " (Espaço), ou se você não quiser que o Guitar pro divida as palavras utilize o sinal de "+" (adição), para você adicionar espaços em branco basta colocar vários "-"(traços) ou, " " (espaços).

As quebras de linhas são consideradas espaço, E varias quebras de linhas ainda são consideradas apenas 1 espaço.

Bom vamos a Prática, que é o que interessa!

Na Prática

Música: Outro Lugar
Artista: Detonaltas

Letra:

Ainda vou te levar pra outro lugar,
Além do sol do mar
Onde eu possa te ter, te amar.
O tempo vai ser maior 



Primeiro escolha a Pista: 06, depois cole a letra acima onde esta o número *4 na figura acima.
De o play na música e veja que bagunça ficou.

Certo agora vamos organizar,

Quando você canta na música a palavra "Ainda" você canta quantas notas?
respondeu 2? a resposta esta... esta...E.. E..Exata, (* ou mais ou menos exata *)
Então coloque um "-" (traço) EX: Ain-da.

* Vou deixar claro que o certo seria: A-in-da, pois são 3 vogais, porém o vocalista canta apenas: INDA Vou te levar, isso é para que ele possa encaixar a letra na melodia, muitos vocalistas fazem isso, normalmente quando a melodia é feita antes da letra.

Bom agora quando você canta na música a palavra "Vou" você canta quantas notas?
Respondeu 2? de novo? a resposta esta... esta...E.. E.. Errada, recomendo você ouvir a música,
Como sou muito legalzinho: esta aqui o link do Youtube.

Nesta música ele canta vou em uma só nota (meio corrido, mais beleza)

Analisando (cante junto e sinta a batida das notas):
Note que usei o + pois ele canta "prou-tro" para encaixar na melodia.

Ain-da vou te le-var pra+ou-tro lu-ga-ar,
A-lém do sol do mar
On-de+eu po-ssa te ter, te+a-ma-ar.
O tem-po vai ser mai-or 

Não entendeu? recomendo fazer na prática. mais pra frente eu postarei exemplos com minhas músicas. 

Compartilhar com Google Plus

Sobre o Blog/Autor

O principal intuito deste blog, é vir a distribuir o conhecimento adquirido durate os anos de estudo da técnica de Guitarra.

1 comentários :

  1. Como faz pra eu colocar uma sílaba em duas notas musicais? No caso do vocalista extender a sílaba variando a nota. Exemplo: Cantar "Voooooouuuu" em Dó, Ré, Mí Dó

    ResponderExcluir